O tratamento com aparelho ortodôntico é realizado pelo ortodontista, profissional que além da graduação em odontologia precisa fazer a especialização em ortodontia, com duração de 3 anos.
O aparelho ortodôntico, também conhecido como aparelho dental, tem a função de corrigir o alinhamento e a posição dos dentes. Mas além de corrigir a posição dos dentes para fins estéticos, os aparelhos ortodônticos têm a importante função de melhorar o encaixe entre os dentes de cima e os dentes de baixo, melhorando a mastigação, a fala, facilitando a limpeza dos dentes e melhorando a saúde da boca.
PROBLEMAS CAUSADOS POR DENTES TORTOS:
Dentes desalinhados comprometem muito a estética do sorriso, e como todos sabem, o sorriso é nosso cartão de visitas, um sorriso bonito transmite segurança, autoestima e autocuidado.
Dentes mal posicionados prejudicam o encaixe da mordida, o que pode acarretar uma mastigação insatisfatória, ou seja, não ocorre o encaixe correto dos dentes, o que faz com que os alimentos não sejam bem triturados e amassados durante a mastigação, piorando assim o processo de digestão dos alimentos.
Quando os dentes não estão bem alinhados e encaixando corretamente, pode acontecer a sobrecarga em determinados dentes, e isso significa que, alguns dentes recebem mais forças que outros o que faz com que ocorra perca de osso e retração da gengiva nesses dentes.
Dentes tortos acumulam mais alimentos e placa formando mais tártaro, além de acumularem mais sujeira eles também dificultam a limpeza com a escova e o fio dental, o que faz com que ocorra a inflamação da gengiva (gengivite) e a perca de osso (periodontite), que com o passar do tempo pode levar à perca dos dentes, além de causar mal hálito.
COMO É O TRATAMENTO COM APARELHO E COMO OCORRE A MOVIMENTAÇÃO DOS DENTES:
Para se fazer o tratamento com aparelho, tratamento ortodôntico, primeiro é preciso passar por uma avaliação com o dentista especialista em ortodontia para que ele possa avaliar a necessidade e indicação do melhor aparelho, exames de radiografia e análises da face são solicitados para que seja feito um planejamento do tratamento, o aparelho mais adequado é então escolhido e o tratamento pode ser iniciado.
Importante: para dar início ao tratamento ortodôntico é necessário que a saúde bucal esteja em dia, ou seja, sem cáries, tártaro e com a gengiva saudável. O ortodontista deve observar tudo isso na consulta de avaliação e caso haja algo errado e que precise de tratamento, o profissional deve orientar o paciente para realizar o tratamento necessário.
Com a saúde bucal em dia, exames de imagem, radiografias e análises da face são solicitados para que seja feito o planejamento ortodôntico, após essa fase inicia-se o tratamento com o aparelho escolhido para alcançar os melhores resultados.
A movimentação dos dentes acontece através de uma resposta biológica do corpo às forças exercidas pelo aparelho, essa resposta biológica faz com que ocorra reabsorção e formação de osso, fazendo com que os dentes mudem de posição, por isso é tão importante que essas forças aplicadas pelo aparelho sejam bem planejadas e controladas pelo ortodontista antes e durante o tratamento ortodôntico.
TIPOS DE APARELHO:
Existem tipos diferentes de aparelhos que se dividem em duas categorias: fixos e removíveis (móveis).
Entre os aparelhos fixos temos:
– Aparelho fixo de metal convencional: esse é o aparelho que tem fios e bráquetes (pecinhas) de metal coladas aos dentes e que se usa as famosas borrachinhas coloridas para prender o fio aos bráquetes, são necessárias consultas mensais (as chamadas manutenções) para a ativação do aparelho, evolução de fios e troca de borrachinhas (essas borrachinhas não tem apenas função estética, elas empurram o fio contra o bráquete auxiliando na ativação do aparelho).
– Aparelho fixo estético de porcelana ou safira: esse tipo de aparelho também tem fios e bráquetes colados aos dentes mas, seu diferencial é que, por ser de um material de cor parecida com a cor dos dentes, se torna mais estético e discreto. Da mesma maneira que o aparelho metálico, são necessárias consultas mensais para ativação do aparelho, evolução de fios e troca de borrachinhas.
Entre os aparelhos removíveis (móveis) temos:
– Alinhador estético (Invisalign): é o aparelho mais moderno que existe no mercado atualmente. São placas transparentes, altamente estéticas, que são trocadas no decorrer do tratamento e movimentam os dentes gradativamente para a posição planejada. Além de ser um aparelho extremamente estético, o alinhador Invisalign também é completamente confortável, já que, não tem fios e bráquetes colados aos dentes, não interfere na rotina de alimentação e de limpeza dos dentes, pois o alinhador é removível (você tira para se alimentar e para higienizar os dentes). O planejamento é realizado de maneira virtual, permitindo a visualização de como ficará o sorriso ao final do tratamento, essa tecnologia permite um tratamento mais previsível, preciso e em menor tempo. Saiba mais sobre os alinhadores clicando aqui.
– Aparelho ortopédico funcional: esse é um tipo de aparelho que também é removível, ou seja, não fica colado/preso na boca. É muito bem indicado para tratamento em crianças, já que atua corrigindo alterações de crescimento ósseo (quando o desenvolvimento dos ossos maxilares não está normal), o que prejudica o desenvolvimento da face e a posição dos dentes. Exemplos de problemas que podem ser tratados com esse tipo de aparelho: mordida cruzada, mordida aberta, maxilares atrésicos (pequenos), falta de espaço para os dentes, discrepância de tamanho entre o maxilar superior e inferior, e pode também auxiliar na remoção de hábitos como chupar dedo e chupeta.
Os problemas que envolvem o crescimento correto dos ossos da face são mais bem resolvidos e com melhores resultados quando tratados ainda na infância, a partir dos 3 anos é possível intervir para evitar problemas maiores no futuro.
COM QUAL IDADE DEVE-SE REALIZAR O TRATAMENTO COM APARELHO:
O tratamento ortodôntico pode ser realizado em qualquer idade mas, o ideal é que seja realizado assim que for detectado algum problema com a posição dos dentes ou com o crescimento dos ossos da face, por isso fazer acompanhamento com o ortodontista é muito importante, pois o profissional poderá indicar o melhor tratamento no momento certo.
Como foi dito anteriormente, a partir dos 3 anos é possível realizar procedimentos seja com aparelho ou ajustes como, acréscimos de resina em dentes, que podem evitar problemas mais graves no futuro.
QUANTO CUSTA O TRATAMENTO COM APARELHO:
O valor do tratamento ortodôntico dependerá do problema a ser resolvido, da técnica necessária para realizar o tratamento e do aparelho a ser utilizado, ou seja, é necessário uma avaliação para individualizar o tratamento, já que as pessoas não são iguais e tem necessidades diferentes e por isso precisam ser tratadas de maneira individualizada.
Apenas o especialista em ortodontia está apto para fazer um diagnóstico correto e determinar um plano de tratamento adequado para cada paciente, intervindo de maneira adequada e na hora certa para cada tipo de problema.