O que é a dor orofacial:
Dor orofacial é um termo utilizado para nomear a dor associada a tecidos moles (pele, vasos sanguíneos, glândulas, músculos) e tecidos mineralizados (ossos, dentes) da boca e da face, sua origem pode ser local, regional ou sistêmica.
A dor orofacial pode ser referida na região da cabeça e/ou pescoço ou mesmo estar associada a cervicalgias (dor no pescoço), cefaleias primárias (dor de cabeça) e doenças reumáticas como fibromialgia e artrite reumatoide.
As causas da dor orofacial podem ser muitas já que, se trata de uma região do corpo complexa, com envolvimento de muitos tecidos e estruturas.
Tipos de Dor Orofacial
Bucais – dor de dente, dor nos tecidos moles da cavidade bucal (gengiva e mucosa) e tecidos periodontais (osso e ligamentos que sustentam os dentes).
Articulares – são as disfunções da articulação temporomandibular (DTM), que causam dor, dificuldade para mastigar, abrir e fechar a boca, entre outros problemas do sistema articular, muscular e das estruturas associadas. Saiba mais sobre DTM clicando aqui.
Miofasciais – dor que envolve os músculos, pode ser causada por sobrecarga dos músculos, por posturas inadequadas, hábitos parafuncionais e deletérios (maus hábitos) e/ou sobre-uso, que podem levar a traumas e dor. Outros fatores incluem problemas hormonais, infecções, alterações do sono etc.
Sinusais – são inflamações nas vias aéreas superiores, de origem alérgica, como as sinusopatias, poliposes, abscessos e tumores.
Neurovasculares – as dores de origem neurovascular costumam ser percebidas como dores de cabeça, frequentemente latejante. Muitos pacientes acabam procurando tratamento odontológico, mas a origem da dor pode ser por cefaleia ou enxaqueca.
Neuropáticas – dor crônica que ocorre quando os nervos do sistema nervoso central e/ou periférico são lesionados (feridos, danificados).
Exemplos de dor neuropática:
- Dor após uma cirurgia (extração de um dente, implante ou até mesmo tratamento de canal).
- Neuralgia do Trigêmeo, atinge os ramos do nervo trigeminal, causando fortes dores na face.
- Síndrome da ardência bucal, sensação de queimação na boca.
A dor neuropática normalmente se apresenta como uma sensação de formigamento, queimação, choque ou hipersensibilidade ao toque.
Câncer – tumores de cabeça e pescoço também podem estar relacionados à dor orofacial. Por isso, uma investigação diagnóstica precisa é fundamental com apoio de exames de imagem ou de análises clínicas, quando necessário.
Fontes:
https://www.scielo.br/j/dpjo/a/V9J3DLQChRwsMCvQVTKh9mC/?format=pdf&lang=pt
Nunes, Alexander Contriciani et al. Dor orofacial. Revista Odontológica de Araçatuba, v. 33, n. 1, p. 61-66, 2012. Disponível em: <http://hdl.handle.net/11449/133221>