O QUE É:
O bruxismo é definido como um comportamento parafuncional representado pelo hábito de apertar e / ou ranger os dentes, ocorrendo em momentos que não sejam durante as funções normais da mastigação ou deglutição e pode atingir pessoas de todas as idades.
Normalmente é divido em bruxismo do sono e bruxismo em vigília.
BRUXISMO DO SONO
Ocorre de forma inconsciente, manifestando-se sob a forma de “apertamento” ou “ranger” de dentes durante o período que a pessoa está dormindo, ou seja, durante o sono.
A duração destes episódios de bruxismo é bastante variável, não somente de pessoa para pessoa como no mesmo indivíduo. O tempo de apertamento e ranger de dentes durante a noite pode variar de 5 a 38 minutos por noite, durante a atividade parafuncional a força de contato dentário chega a ser superior a três vezes àquela exercida durante a mastigação.
Pesquisas apontam que a força de alguns músculos da face durante o bruxismo atinge em torno de 150 a 340 Kg, tendo como consequência, fratura e desgaste dos dentes, problemas periododontais (perda óssea e retração da gengiva), dor e fadiga muscular, dores de cabeça e dor na articulação da face (ATM), contribuindo para o desenvolvimento da Disfunção temporomandibular (DTM). Saiba mais sobre DTM clicando aqui.
CAUSAS DO BRUXISMO DO SONO
Ainda não se sabe totalmente as causas do bruxismo do sono, trata-se de uma desordem complexa e multifatorial (uma associação de fatores), dentre os quais podemos citar:
– Alterações psicoemocionais como estresse e ansiedade, que têm sido apontadas como uma das mais importantes colaboradoras para o bruxismo;
– Medicações que inibem a recaptação de serotonina (ex: fluoxetina, venlafaxina, paroxetina, etc);
– Alterações sistêmicas como problemas respiratórios (alergias, rinite, ronco, apnéia), doença de Parkison, refluxo gastroesofágico;
– Consumo excessivo de bebidas estimulantes como café, energético, chá verde, chá preto (principalmente no período noturno); tabaco; bebidas alcóolicas; drogas. Todas essas substâncias estimulam o sistema nervoso central, aumentando a ansiedade e o estresse, desencadeando, consequentemente, o bruxismo.
– Estudos apontam que a hereditariedade também pode ser um fator desencadeante do bruxismo do sono.
BRUXISMO EM VIGÍLIA OU APERTAMENTO
Também conhecido como bruxismo diurno ou apertamento, acontece no período que a pessoa está acordada, é uma atividade parafuncional que consiste em apertar, ou tocar os dentes de cima contra os de baixo, mesmo que com força leve, muitas pessoas não sabem mas os dentes não devem tocar durante o período que não estiver mastigando.
O bruxismo em vigília é uma condição que tem relação com alterações emocionais como estresse e ansiedade.
Da mesma maneira que o bruxismo do sono, o bruxismo em vigília ou apertamento, também causa danos às estruturas da face: fratura e desgaste dos dentes, problemas periododontais (perda óssea e retração da gengiva), dor e fadiga muscular, dores de cabeça e dor na articulação da face (ATM).
TRATAMENTO
Por ser uma parafunção multifatorial (tem muitos fatores causadores), não há uma forma de tratamento única capaz de eliminar o bruxismo permanentemente. O profissional vai analisar a causa do bruxismo e/ou apertamento para determinar o tratamento mais adequado para cada caso.
O plano de tratamento pode incluir:
- Redução da tensão física e emocional (diminuição do estresse e ansiedade) através de: atividade física, exercícios de relaxamento (yoga, meditação), hábitos de vida saudáveis, higiene do sono, terapias como acupuntura e florais. Pode ser necessário também acompanhamento psicológico.
- Tratamento dos sinais e sintomas:
- pode ser necessário o uso de dispositivo intrabucal (placa) de uso noturno, para proteger os dentes de desgastes, quebras, fraturas, retrações da gengiva, mobilidade e perda do elemento dental; o dispositivo/placa também ajuda na proteção da articulação da face (ATM) reduzindo a pressão exercida nessa articulação durante o bruxismo e/ou apertamento.
- quando há o comprometimento da musculatura (rigidez, tensão e dor) devido ao mau hábito do bruxismo e/ou apertamento, pode ser indicado acupuntura e liberação de pontos gatilho (dry needling).
- tratamentos farmacológicos, que consiste no uso de fármacos (medicações), sejam alopáticas ou fitoterápicas, podem ser indicados por um período de tempo determinado pelo profissional.
O tratamento é sempre individualizado de acordo com as causas do problema, procure um dentista capacitado na área de DTM e dor orofacial, para lhe orientar.
Fontes:
https://www.revistas.uepg.br/index.php/biologica/article/view/435